A pressão por resultados é uma desafio diário dos gerentes de empresas que precisam tomar decisões estratégicas a todo momento, principalmente pensando na otimização da operação e redução de custos.
Você sabia que o armazenamento em nuvem pode ser a solução para ganhos reais nessas duas pontas? Se você tem dúvidas sobre o assunto ou precisa de mais informações para convencer a diretoria, este post foi feito para você!
Armazenamento em nuvem e cloud computing: muito mais do que HDs virtuais
Quando falamos em armazenamento de nuvem, a primeira imagem que costuma vir à cabeça são os HDs virtuais que usamos em nossas contas pessoais, como o iCloud.
A verdade é que, quando levada para o meio corporativo, essa é uma solução muito mais completa, que envolve vários aspectos do cloud computing para diminuir o estresse sobre a estrutura interna da empresa, agilizar processos e reduzir custos.
Também existe o mito de que o uso de cloud implica em menos segurança e menos controle sobre os dados da empresa. Essa é outra afirmação falsa.
Um projeto de armazenamento em nuvem bem executado é um ganho em segurança e garante à empresa um domínio maior sobre como suas informações estão sendo acessadas e utilizadas.
Mas por que exatamente você deve apostar nessa solução? Vamos te mostrar, tanto na área de operação quanto de segurança, como o armazenamento em nuvem contribui para uma empresa enxuta e com mais capacidade de inovação:
Outsourcing em TI: ganhos em operação e planejamento
Terceirizar a TI de uma empresa não significa perder o controle ou adicionar risco à sua operação. É uma forma de priorizar investimentos estratégicos e ter uma maior flexibilidade.
Veja algumas vantagens que explicam isso:
Redução de custos
Um novo contrato de outsourcing parece uma despesa adicional de cara, porém ter um bom planejamento de implementação irá garantir a economia que a solução traz, em pouco tempo.
Em vez de gastar com equipamentos internos, como servidores e computadores, que demandam atualizações periódicas e manutenção constante, a empresa passa a gastar com serviços.
O cloud computing permite que você tenha menos estrutura física, inclusive adotar o uso de BYOD (quando os funcionários usam seus próprios equipamentos para o trabalho). Além de economizar em hardware você ainda garante mais espaço dentro do escritório.
Maior flexibilidade
A migração de despesas de bens de capital para serviços também aumenta a flexibilidade da sua empresa. Isso significa não estar engessado a uma estrutura física na hora de planejar mudanças estratégicas.
O armazenamento em nuvem, por exemplo, é um serviço distribuído por demanda. Se você precisar aumentar sua capacidade de espaço e computação para uma nova operação, você conta com esse acréscimo em segundos.
Maior produtividade
Ter arquivos importantes da empresa disponíveis para seus funcionários a hora que eles precisarem, onde eles estiverem, é um ganho imediato de produtividade. E você sabe o quanto produtividade significa em economia.
Também a facilidade de acesso, ferramentas de colaboração na edição de documentos, históricos de modificações e uso de dados, tudo isso garante uma operação mais objetiva e com menos ruídos durante os processos.
Ganho estratégico
Redução de custos, flexibilidade e produtividade. Esses três elementos, quando otimizados em uma empresa, são a base da sua capacidade de inovação.
O que você tem nas mãos ao terceirizar soluções como o armazenamento em nuvem é uma capacidade maior de ajustar rumos estratégicos e uma equipe menos sobrecarregada para executar o seu planejamento.
Manutenção, atualização e proteção são ações que não impactam diretamente no seu modelo de negócios, mas tiram da sua empresa o foco na capacidade de adotar estratégias inovadoras e ganhar mais mercado. Esse sim é motivo suficiente para fazer a diretoria comprar a sua briga.
Outsourcing em TI: ganhos em segurança
Mesmo que os ganhos em custos e operações estejam claros, ainda existem os mitos sobre a segurança do armazenamento em nuvem que pairam sobre o planejamento de gerentes e diretores.
Então, vamos terminar desmistificando essa ideia de que outsourcing em TI significa dados vulneráveis. Veja o que a terceirização desses serviços traz de ganho no quesito segurança.
Dedicação em segurança empresarial
Pense bem, seu time tem capacidade para se dedicar à segurança dos dados corporativos, mesmo com tantas outras tarefas e rotinas para se preocupar?
O grande diferencial do outsourcing em TI é a contratação de serviços com equipes específicas para cada área, principalmente a de proteção de dados. São profissionais especializados e capacitados para responder a qualquer crise com rapidez e eficiência, mais do que seria possível em uma estrutura mantida internamente.
Recuperação de dados
Também um importante aspecto de segurança do armazenamento em nuvem é a maior capacidade de recuperar dados perdidos ou corrompidos, por meio de backups e redundâncias de sistemas.
Com a manutenção de um histórico de modificações, é possível também recuperar versões anteriores de informações, dados ou documentos que foram alterados de forma indevida.
Controle de acesso
Falando em uso indevido de sistemas, o cloud computing fornece maior controle sobre o uso de ferramentas e arquivos da empresa. Terceirizar nesse caso significa dar a você mais poder de gerenciamento.
É possível restringir acessos, analisar o comportamento de funcionários na rede e, se preciso, identificar possíveis brechas de segurança e falhas humanas.
Criptografia
Por último, o armazenamento em cloud oferece métodos muito seguros de criptografia para proteger os dados sensíveis da empresa.
Os acessos estão protegidos de invasões externas e somente quem tiver acesso privilegiado será capaz de visualizar, editar e copiar arquivos e informações.
O armazenamento em nuvem não é só um disco virtual para salvar cópias de documentos. É uma solução que envolve segurança e otimização de processos para dar à sua empresa a capacidade de crescer e inovar com uma operação enxuta, econômica e flexível.
Você agora está pronto para apresentar um planejamento de outsourcing para a sua diretoria? Ainda tem alguma dúvida? Então venha na nossa seção de comentários aqui embaixo e vamos conversar!