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5 comportamentos do mercado que merecem atenção

5 comportamentos do mercado que merecem atenção

Transformação Digital, Vexia
13/03/2023

A capacidade de adaptação exigida por um mercado não-linear como o que vivemos tornou-se um dos principais diferenciais estratégicos.

Identificar as particularidades momentâneas que assolam o mercado, entender se a inovação vale o investimento da empresa e saber, acima de tudo, como implementá-la nos processos da organização é desafiador e despende recursos valiosos. 

A volatilidade presente nos negócios só ressalta o foco necessário que é preciso desenvolver em áreas de inovação e a necessidade de identificar os comportamentos do mercado.

Nos últimos dez anos, o montante investido em inovação pelo mercado tem crescido consideravelmente. Entre 2016 e 2019, o investimento da indústria em inovação de processos cresceu 33,3%. 

De acordo com o Índice Global de Inovação de 2020, produzido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o mercado brasileiro investiu US$ 48,2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. 

Para acompanhar esse acelerado movimento de inovação do mercado, companhias criam cargos e áreas inteiras para dedicarem-se à implementação de novas tecnologias. Processos inovadores, criação de produtos através de intensos estudos de mercado e análise da atuação de outros players passam a ser uma estratégia valiosa.

Reunimos então, de acordo com nossas análises de mercado, 5 tópicos que têm recebido atenção e direcionado a atuação de organizações de peso. 

5 Comportamentos do mercado para sua empresa 

1. Cloud  

A estratégia de tecnologia da informação em armazenamento de nuvem permite escalabilidade, flexibilidade, economia, segurança e inovação.

O modelo de nuvem tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, pois permite que as empresas acessem recursos de TI mais econômicos. Além de facilitar a colaboração em tempo real, o investimento em projetos complexos com base em infraestrutura digital tornam-se viáveis.

2. Consultoria 

A contratação de uma consultoria, que pode contemplar diferentes frentes da empresa, primordialmente começa com o alinhamento de expectativas e objetivos para entender o que o cliente busca com aquele suporte. 

A melhora de desempenho, identificação de oportunidades e otimização de recursos chamam atenção como resultado do serviço. Assim como a melhora do posicionamento da empresa, suporte estratégico, suporte técnico, foco na estratégia, aumento da eficiência e aumento do faturamento são alguns dos ganhos possibilitados. 

3. SAP 

O sistema SAP, baseado em uma arquitetura cliente-servidor, oferece ampla variedade de módulos e aplicativos integrados. Essa característica proporciona uma eficiente gestão de processos de forma integrada. 

Com a intensa jornada de transformação digital, o investimento em SAP, principalmente do Rise with SAP,  para a melhora das infraestruturas digitais, tem protagonizado as tomadas de decisão. 

4. Customer Centricity

Buscando fidelização, rentabilidade e alta inserção no mercado, o foco em melhorar a experiência do cliente de forma a colocá-los no centro das estratégias de negócios aumenta e torna-se prioridade na busca por competitividade. 

Além de garantir awareness de marca, a estratégia de customer centricity apresenta grandes ganhos com a taxa de fidelização dos clientes. A consequente alta na rentabilidade por conta da oportunidade de entregar mais serviços em um mesmo contrato apresenta-se inevitável.

5. Automação

A automação de processos, através de RPAs, faz parte da jornada de otimização de recursos com redução de horas empenhadas em tarefas repetitivas.

A economia de capital e principalmente a possibilidade de direcionar horas dos profissionais em atividades que exijam maior grau de raciocínio e análise são ganhos da tecnologia.

Todos os tópicos elencados são implementações que exigem investimento por parte da empresa e completas avaliações de como elas desempenharão seus papéis dentro dos processos já existentes. 

A Vexia acumulou, ao longo de mais de 20 anos de mercado, grande expertise prática em consultoria e soluções de tecnologia alinhadas ao customer centricity. 

Fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos oferecer suporte para a jornada ascendente de sua empresa. Sobretudo, com os comportamentos do mercado listados acima.

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