Parceria com ecossistema de inovação independente completa um ano e desenvolve RPAs que aprimoram rotinas de trabalho e geram eficiência

Para uma empresa que nasceu com uma bagagem de 17 anos, a determinação de ‘estar sempre à frente’ é parte do seu DNA. Por isso, estar ao lado de grandes empresas como – Ambev, Electrolux, Elo, iFood, LuizaLabs (Laboratório de Inovação do Magazine Luiza), Roche, Santander e Ambev -, no maior campus independente de inovação do Brasil é mais um passo natural de sua trajetória.

A Vexia se tornou a primeira consultoria brasileira a integrar o ONOVOLAB, laboratório de inovação que reúne mais de 60 startups e corporações que querem criar equipes e soluções transformadoras para a sustentabilidade dos negócios. Presente no campus do ONOVOLAB desde dezembro de 2019, a Vexia dedicou um time de desenvolvedores para respirar o ecossistema de inovação construído na cidade de São Carlos, interior do Estado de São Paulo.

Depois do período de integração, estudos e experimentação, o time percebeu que o desenvolvimento de RPAs (Robotic Process Automation) seria a primeira frente tecnológica a ser explorada -, muito pela expertise da companhia em soluções de backoffice e também pelo aumento da demanda por automatização de processos no contexto da pandemia/isolamento social.

Antes de chegar a níveis tecnológicos mais complexos, como a análise de dados por meio de algoritmos inteligentes, a robotização começa pela automação de atividades humanas mais simples e repetitivas, o que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, produtividade e custos do negócio. Sendo um passo básico e importante para a transformação digital até o alcance da maturidade digital.

“Nosso objetivo é ampliar a capilaridade dos serviços para os clientes, ainda mais neste momento tão desafiador”, afirma Ricardo Castro, vice-presidente da área de Digital Technology Solutions (DTS) da Vexia.Todos os projetos da companhia, hoje, são integrados ao ecossistema de inovação, que tem papel ativo para encontrar a solução dos problemas  e atuar na antecipação de possíveis melhorias a serem implantadas.

Por meio de um painel de controle em tempo real, atualmente a Vexia acompanha a operação de 20 RPAs que foram desenvolvidos para diferentes clientes com o apoio da equipe alocada no ONOVOLAB. Estes geram uma economia estimada em quase 3 mil horas para os usuários, que agora podem se dedicar às atividades mais estratégicas e desafiadoras, visando seu aprimoramento profissional.

De acordo com André Fernando de Lima, coordenador de sistemas da Vexia, este é apenas o começo da importante contribuição do ecossistema para os projetos da organização. “Há muitas outras frentes a serem exploradas, como Inteligência Artificial, Blockchain, Big Data -, ainda mais com o aumento exponencial das necessidades digitais”, ressalta Lima. 

A evidência de que o futuro das empresas está na inovação ficou ainda mais clara em 2020. “É de olho nesse horizonte que faz todo sentido para nós comemorar este um ano de parceria e as disrupções que estão por vir”, diz Roberto Uemoto, CEO da Vexia.

#Fazendo história

Nos últimos anos, a Vexia tem investido intensamente na área de inovação e tecnologia. Entre 2019 e 2020 foram criados, desenvolvidos e implantados muitos projetos. Entre eles, o Autobot/Chatbot, serviço de automação nos processos de outsourcing de RH; RPA’s para emissão de extratos bancários e para monitoramento de restritivos, customizações para as áreas financeiras, com o uso da tecnologia para automatizar mais de 97% dos pagamentos realizados; os aplicativos de Canais de Denúncia, dotados de Inteligência Artificial (IA) para a captação e encaminhamento das informações; o aplicativo Law Vexia, para o mercado jurídico, especialmente para os departamentos jurídicos das empresas.

Outros destaques do período foram a parceria firmada com a ESPM Consult com um modelo inovador de consultoria e aplicação de metodologia para ajudar as empresas a medirem seu Índice de Maturidade Digital; e a criação de dois novos núcleos: o Cyber Law e o Forensic Investigation Lab, voltados para identificar tendências e oportunidades durante a jornada digital, gerenciar os impactos legais e as possíveis invasões e cyber crimes.

“Tais projetos refletem o espírito de uma empresa que não para de aprender e evoluir. O ONOVOLAB só reforça o quanto estamos preparados para oferecer serviços com eficiência e efetividade antecipando tendências para o alcance de resultados consistentes para os clientes”, enfatiza Uemoto.

A Vexia pode ajudar sua empresa a resolver qualquer tipo de desafio corporativo com todo o suporte e estratégia de quem integra o maior ecossistema de inovação independente do Brasil. Entre em contato com nossos especialistas!

Roberto Uemoto
Ricardo Castro
André Fernando de Lima
Coordenador de Sistemas