23.03.2017
Comemorando a marca de 20.000 Due Diligences

Com quem as empresas se relacionam?

O grande volume de transações de negócios, muitos deles envolvendo metas, bônus, prazos, legislação, licenças e demais aspectos que geram pressão no mundo corporativo, muitas vezes acabam por demandar ações por parte de pessoas físicas e jurídicas (parceiros, clientes, funcionários e fornecedores) no intuito de tentar “agilizar” e/ou obter “vantagens”.

Dentre as ações de compliance que visam garantir proteção aos negócios, a imagem corporativa e o combate a fraudes, as grandes organizações vêm desenvolvendo processos chamados de Know Your Supplier (KYS), ou “conheça seu fornecedor”, também ampliado para processos de Know Your Customer (KYC), Know Your Employee (KYE) e Know Your Partner (KYP), cobrindo assim clientes, funcionários e parceiros.

Os processos KYS, KYC, KYE e KYP geram reportes chamados de Due-Diligences que visam classifica-los em uma matriz de riscos, possibilitando aos gestores de contrato um alerta quanto aos casos mais críticos, quer da empresa ou de seus sócios, que vão desde ações criminais, trabalho escravo, documentação falsa, ausência de autorizações para operar, envolvimento com atos de corrupção, suborno, relacionamento político, participação societária, conflitos de interesse, etc…, através do cruzamento de dados de APIs (Application Programming Interface), seguido de consultas a órgãos, bancos de dados e demais fontes públicas e legais dentro e fora do Brasil. Tais informações possibilitam que sejam inseridas em contrato cláusulas de comprometimento com a integridade; verificação periódica da execução contratual e adoção de política de consequências para eventos não compliance.

Em 2015, visando adequação à Lei Anticorrupção e evolução dos modelos de integridade dos nossos Clientes , foi criada a área de Governança, Riscos e Compliance no então Centro de Serviços Compartilhados, hoje Vexia. Dentre outras atividades, a área de GRC estruturou os processos de avaliação KYS, KYC, KYE e KYP.

O projeto deu tão certo que hoje a Vexia (agora uma empresa de mercado) transformou seu case de sucesso em um produto oferecido a seus clientes, visando auxiliá-los na estruturação de seus Programas de Compliance, Ética e Integridade. Com o know-how de mais de 20.000 empresas avaliadas, a equipe Vexia de GRC é formada por diversos especialistas, incluindo advogados e profissionais da área de riscos e auditoria.

Com um processo já amadurecido, alguns pontos vêm chamando a atenção desses profissionais, entre eles o fato de que 30% das empresas avaliadas foram consideradas inaptas, isto é, com deficiências documentais, legais e técnicas que impediriam a sua contratação.

Esses são os produtos KYS, KYC, KYE e KYP da Vexia:

Apesar de ferramenta importante do programa de Compliance, o processo de Due Diligence por si só não é suficiente para mitigação de todos os riscos, sendo necessária a adoção de medidas complementares como: Monitoramento de contratos; Avaliação de aprovações, liberação de pagamentos, descontos e transações incomuns; Avaliação de desembolsos realizados fora do processo normal de pagamento (pagamentos manuais, cheque ao portador, saque de cartão corporativo); Avaliação de pagamentos de Comissões/honorários; Monitoramento de Despesas Viagens, presentes, doações e qualquer benefício à terceiros, agente público/parentes; Definição/atualização das políticas corporativas e demais mecanismos de monitoramento. Estes e outros serviços também fazem parte da carteira da Vexia.

Comemorando a marca de 20.000 Due Diligences

Começamos este projeto no ano de 2014, apenas com um sonho, dedicação de 3 profissionais e a incerteza do sucesso, mas sempre com fé e principalmente confiança.

O time cresceu, o processo foi tomando corpo e hoje, passados pouco mais de dois anos, atingimos a marca de 20.000 avaliações, com uma equipe motivada, competente e integrada.

É sim um marco a comemorar e agora, mais do que nunca, um PRODUTO CONSOLIDADO no mundo do COMPLIANCE CORPORATIVO. Além de agradecer a equipe também registramos o grande envolvimento do time de Suprimentos da Vexia, que tem sido fundamental nesta interação.

Recebemos os seguintes comentários dos nossos parceiros:

“A relevância do Compliance e do conhecimento das contrapartes no mundo dos negócios continua ganhando força ao redor do mundo e o Brasil não é uma exceção. Esta importante marca atingida pela Vexia, utilizando tecnologias inovadoras e informações de alta qualidade mostra um excelente exemplo que certamente deverá ser seguido por outras grandes organizações no Brasil. “ Rodrigo Espinosa – Dow Jones

“Nestes novos tempos onde a adoção de mecanismos eficazes de integridade passa a ser vital para a perenidade dos negócios, a Vexia atinge uma marca impressionante de atendimento de serviços de Compliance para seus clientes. Isto revela com bastante clareza a sua vocação e competência, fazendo com que nos sintamos honrados de poder contribuir com nossa expertise neste fascinante desafio.” Felicio Mascarenhas – Sócio Fundador da Vecte

“É uma honra para nós da upLexis ter contribuído desde o início nesta parceria de sucesso com a Vexia. A marca das 20 mil análises de due diligence geradas em tempo recorde consolida um case de referência para todo o mercado em exemplo de eficiência na Gestão de Risco e Compliance. Estamos muito felizes por esta conquista da Vexia, uma empresa jovem, inovadora e focada em resultados!” Eduardo Tardelli – CEO upLexis