13.06.2017
Notícias sobre a Célula Lean em Finanças

Na quinta-feira (02/02/17) os profissionais de Finanças – Contas a Pagar assinaram 05 A3 que visam solucionar alguns dos problemas identificados no Pareto do Gerenciamento Diário, formalizando assim o compromisso da equipe para a execução das contramedidas visando o alcance dos objetivos propostos e também a dedicação da Liderança em apoiar e fornecer as condições para que a equipe possa se desenvolver e melhorar os processos em questão.

Assinatura do A3 no início de 2017

Assinatura do A3 no início de 2017

Estiveram presentes Roberto Uemoto (Diretor Superintendente), Emerson Tafuri (Gerente MPF), Crisleide Fernandes (Supervisora MPF), os profissionais Donos dos A3, Bruna de Oliveira, Estela Galdino, Jucimara Oliveira, Leonardo de Campos, Lucas Almeida, Paulo Henrique. Este momento contou também com os demais líderes de MPF que foram prestigiar a equipe, Willian Teixeira, André Barban, Tiago Ferreira e Luis Faria.

Os temas tratados nestes A3 foram:

  1. Alto volume de interrupções dos procuradores para aprovação;
  2. Reduzir tempo de processamento de boleto na empresa Alpargatas;
  3. Reduzir riscos, custos e tempo na utilização de motoboy para pagamentos manuais;
  4. Eliminar rejeição de pagamento de boletos acima de R$250.000,00;
  5. Reduzir lead time e viabilizar aprovações SAP em ambiente externo, aprovadores fora do GCC.

Em paralelo à execução dos planos, a área de Finanças parte para sua segunda versão do Painel de Gestão a Vista, com o intuito de continuar acompanhando, através do Gerenciamento Diário, as atividades que entregam o propósito da área e assim evitar possíveis desvios, mantendo a eficiência da operação e a produtividade.

Com relação ao aprendizado durante o período de 06 meses em que a equipe participou de Workshops de ferramentas Lean, iniciou o Gerenciamento Diário e a elaboração dos A3, o Gestor de Finanças, Emerson Tafuri, comentou:

“Estou muito orgulhoso pelos trabalhos apresentados e, sem dúvida alguma, a assinatura destes A3 demonstram todo envolvimento e empenho da equipe na busca da solução efetiva dos problemas, além de propagar o pensamento LEAN na VEXIA”!

Confira alguns depoimentos: 

“Aprendi que o fato de desenvolver um A3 vai além de simplesmente preencher um formulário. O A3 proporciona um pensamento PDCA e contribui com o desenvolvimento pessoal, direcionando sempre para uma visão analítica. Aprendi que nem sempre as coisas são como pensamos, é preciso colher dados, analisar a fundo, ir ao gemba, planejar, acompanhar as ações e que, se for necessário, recomeçar. É preciso entender o problema na sua causa raiz para se ter segurança de que está no caminho certo para sua resolução.” – Bruna de Oliveira

“Foi um ótimo aprendizado e enriquecimento profissional e pessoal. O desenvolvimento do A3 nos permitiu a investigar a fundo os problemas, nos levando a soluções que vão agregar na prestação de serviços para nossos clientes.” Paulo Henrique Ap. Inácio

“Com o uso da ferramenta A3 conseguimos melhorar nossa visão sobre alguns problemas no processo, aprendemos a identificar a causa raiz do problema, e tomamos medidas para a extinção dos mesmos, melhorando nosso processo, ganhando tempo e até reduzindo custos. Todos esses treinamentos ajudaram a mudar a mentalidade da equipe e assim estarmos sempre buscando melhorias em nosso processo”. Lucas Almeida