Conheça os benefícios da implantação de uma cultura de ética na empresa e saiba como executar esse processo na prática.

Tem sido comum lermos (ou ouvirmos) que vivemos uma crise ética. Mais que mera retórica, a repetição dessa máxima traduz o momento vivido pela sociedade brasileira, refletido na carência de valores e de suporte a princípios básicos.

Nesse contexto, implantar uma cultura de ética na empresa passa a ser fundamental para as organizações que buscam romper esse ciclo e, naturalmente, conquistar um diferencial competitivo.

No post de hoje, vamos mostrar os benefícios da implantação de uma cultura de ética empresarial, além de dar dicas sobre como executar esse processo na prática. Acompanhe!

Por que incentivar uma cultura de ética na empresa?

A ética empresarial é uma atitude que precisa ser difundida e encorajada. Não por acaso, diversos mecanismos foram (e continuam sendo) criados com o objetivo de incentivar as instituições a investir nesse aspecto.

lei 12.846, de 2013, por exemplo, apoia diretamente a criação de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica.

Por isso, seja para atender às exigências legais ou auferir benefícios corporativos, é fundamental que os gestores se conscientizem sobre a necessidade de manter uma política de portas abertas, com plena transparência e aplicação de práticas éticas na empresa.

Quais os benefícios da adoção de uma cultura ética?

Mesmo que seja um procedimento moralmente recomendado, com amplos reflexos sociais, é mais que natural que o empresário busque um retorno mais palpável para a decisão de implantar um código de ética. Pensando nisso, resolvemos elencar aqui algumas das principais vantagens dessa prática. Confira!

Transmite confiança aos stakeholders

De forma geral, stakeholders são todos aqueles que, de alguma maneira, são afetados pela atuação da empresa. Investidores, funcionários, fornecedores, sindicatos, governo e ONGs, entre outros, fazem parte desse grupo. Manter um bom relacionamento com eles é, assim, essencial para a saúde de qualquer organização.

Por mais que, movidos por seus próprios interesses no negócio, os stakeholders possam apresentar opiniões divergentes sobre as decisões corporativas, a verdade é que a presença de uma cultura de ética sempre será bem recebida. Nesse cenário, a marca se torna sinônimo de seriedade, responsabilidade e confiança.

Melhora o clima interno

Esse costuma ser um dos primeiros impactos sentidos na organização quando a cultura de ética empresarial começa a se sedimentar. Além de se sentirem como parte importante do processo, os colaboradores percebem na prática os efeitos de políticas gerais que proporcionam oportunidades iguais e reconhecimento pelo trabalho bem executado.

Ao trabalhar em uma empresa que valoriza princípios morais e éticos, é inevitável que os funcionários também passem a agir pautados pelas mesmas regras, o que se reflete claramente no relacionamento (profissional e pessoal), melhorando o clima da organização.

Reforça o compromisso de responsabilidade social

Esse é um dos diversos benefícios intangíveis da introdução de uma política de ética na empresa. Trata-se, na verdade, de uma busca constante das organizações em demonstrar publicamente seu viés responsável e também de obter um melhor posicionamento no mercado.

A participação em programas e projetos de cunho social que proporcionem bem-estar, conforto e segurança às populações locais e ao meio ambiente garante o crescimento da reputação da empresa, que, ao reforçar seu comprometimento com atividades essenciais à vida em sociedade, passa a ser percebida com uma parceira de negócios segura e confiável.

Alavanca os negócios

Temos aqui um benefício que surge como resultado de todos os outros já mencionados: afinal melhor relacionamento com stakeholders, clima interno favorável e compromisso social são indicadores plenos de que os negócios serão impulsionados na mesma proporção.

É natural que clientes, fornecedores e o mercado em geral optem por trabalhar com uma empresa que privilegia os aspectos éticos, tem uma boa reputação e está comprometida com os resultados do ponto de vista global, indo além do simples lucro. Assim é que a cultura ética ajuda a proporcionar também vantagens competitivas!

Como implantar uma cultura de ética na empresa?

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios da cultura de ética empresarial, está pronto para conferir nossas dicas sobre como fazê-lo na prática. Acompanhe!

Crie um código de conduta

Não é necessário elaborar um guia com milhares de páginas, mas um roteiro básico que contenha os princípios seguidos pela organização. Ao criar esse documento, a regra geral é pensar no bem comum, valorizando conceitos de integridade e respeito. Se for o caso, tenha em mente o código de ética das profissões exercidas na empresa, além das principais entidades envolvidas com este tema, que pode servir como base para seu próprio guia.

Incentive o uso de canais de comunicação

Como já mencionamos, transparência é palavra-chave quando se fala em ética empresarial. Por isso, oferecer canais que permitam às pessoas denunciarem anonimamente possíveis ações fraudulentas ou contrárias à ética é uma atitude que deve ser incentivada e divulgada.

Promova auditorias éticas

A ideia aqui é verificar in loco se o código criado está sendo seguido e identificar pontos de melhoria no processo.

Faça avaliações constantes

Adicionalmente à ideia de realização de auditorias, procedimentos como avaliação de desempenho e do clima organizacional, por exemplo, permitem aos gestores perceber com maior clareza os processos corporativos, além de entender o comportamento de funcionários e detectar aspectos passíveis de evolução.

Proporcione momentos de desenvolvimento

Para alcançar um estágio de confiança e transparência plenas, é necessário que os líderes consigam receber críticas e ouvir opiniões de forma aberta, sem preconceitos de qualquer ordem. É importante, assim, oferecer aos colaboradores momentos propícios para isso, com a liberdade que esse processo exige.

Nesse sentido, uma possibilidade é promover encontros voltados para o desenvolvimento, com feedbacks e orientações. Acredite: por mais simples que seja, essa prática é uma ótima maneira de possibilitar a troca franca e objetiva de impressões e sugestões entre todos.

Envolva fornecedores, clientes e parceiros

É fundamental que toda a estrutura de relacionamento da organização esteja comprometida com os conceitos de integridade e respeito que estão sendo implementados por sua empresa. Lembre-se que não basta que os funcionários percebam e sim todos aqueles que se relacionam com o negócio .

A essa altura, você conhece os principais benefícios de manter uma postura de ética empresarial e sabe também como implantar essa atitude em sua organização. E então, gostou do post? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais para que seus seguidores também fiquem bem informados?