26.07.2017
Como melhorar o relacionamento com os stakeholders da empresa?

Em qualquer empresa, projetos de sucesso envolvem mais que bom planejamento, definição de objetivos e busca de resultado: eles envolvem pessoas! Assim, tão importante quanto o mapeamento das atividades em si é o diferencial humano, as pessoas que participam dessas tarefas. Aí entram funcionários, investidores, fornecedores, parceiros e, basicamente, quem mais contribuir para o alcance das metas e o consequente destaque do negócio no mercado.

No mundo empresarial, independentemente do ramo de suas atividades, uma verdade é única: é impossível crescer sozinho. Por isso, é absolutamente essencial ficar atento a todos os interessados para conseguir extrair o melhor deles. E é graças à importância desse tema que resolvemos falar hoje sobre o relacionamento com os stakeholders: como manter o bom convívio e contato! Ficou interessado? Então acompanhe!

Afinal de contas, quem são os stakeholders?

Para saber como lidar com eles, é preciso, antes de mais nada, saber quem esses tais stakeholders são, certo? Do inglês, essa palavra pode ser dividida em stake, que significa parte interessada ou até mesmo interveniente, e holder, que nada mais é que possuinte. A partir daí, podemos definir como stakeholder toda pessoa ou grupo que possua interesse ou capacidade de legitimar ações de uma organização, desempenhando papel de gestão direto ou indireto.

É possível dizer, portanto, que são eles os afetados positiva e negativamente pelas políticas do seu negócio e por sua forma de atuação. Para facilitar a compreensão, que tal conhecer alguns exemplos? Os stakeholders podem ser:

  • investidores;
  • fornecedores;
  • funcionários;
  • ONGs;
  • Estado;
  • sindicatos;
  • associações.

Perceba que cada exemplo citado sofre efeitos a depender das escolhas do seu negócio. Conhecer a fundo cada um deles permite, portanto, que você crie práticas estratégicas para desenvolver sua empresa da melhor maneira possível.

Como manter um bom relacionamento com eles?

Como você viu, cada tipo de stakeholder possui influências em suas tomadas de decisão. É importante, então, saber lidar com eles para extrair o melhor de cada relacionamento. O ideal é conseguir diferenciar cada um para que os planos de ação sejam adaptados, atendendo assim às expectativas dos envolvidos.

Você pode, assim, investir em um contato mais próximo com seus funcionários para criar vínculos mais fortes, investir em sustentabilidade para melhorar o contato com o Estado e saber dialogar com fornecedores, buscando sempre acordos mais benéficos. Nesse processo, algumas práticas podem ajudar bastante. E é exatamente isso que você verá a partir de agora!

Transparência

Qualquer stakeholder de um projeto tem interesse real em tudo o que está acontecendo. Assim, adotar políticas de transparência é uma ótima maneira de prestar contas sobre como o dinheiro vem sendo investido, falar sobre o andamento do trabalho e discutir pontos fortes e fracos do serviço.

Essa é uma maneira de desenvolver um campo ético mais estável, tornando as relações mais confiáveis, aproximando os stakeholders do seu negócio. Assim, o gestor consegue definir os parceiros e investidores mais interessados, criando planejamentos e diminuindo problemas a curto e longo prazos.

Sustentabilidade

Por mais que a sustentabilidade seja um tema cada vez mais em pauta nos dias de hoje, ainda são poucos os empreendedores que se preocupam em desenvolvê-la — e isso vale tanto para o viés social como para o econômico e o ambiental. Na prática, porém, investir nessa pauta é fundamental para empresas que planejam desenvolver uma boa imagem e melhorar a marca no mercado.

Gestores realmente preocupados com o tema conseguem melhorar o relacionamento com os stakeholders antigos, além de atrair novos para seu negócio. E os benefícios vão muito além disso! Promovendo a sustentabilidade econômica da empresa, é possível desenvolver práticas de logística reversa, criar ações sociais para a comunidade e ainda melhorar a cultura organizacional, aproximando funcionários e clientes.

Diálogo

O diálogo é peça-chave de qualquer relacionamento, correto? Pois no âmbito empresarial isso não seria diferente! É preciso saber conversar, expor suas expectativas, ouvir o que os stakeholders têm a dizer e agir sempre de forma ética. Anote aí: uma das características mais importantes dos empreendedores de sucesso atualmente é justamente a capacidade de se comunicar, absorvendo as dicas e promovendo ações íntegras.

Lembre-se sempre de respeitar tanto seus parceiros como também seus concorrentes. Dessa maneira, diversas ações podem ser tomadas se espelhando nos debates e nas experiências compartilhadas, o que garante que todos saiam satisfeitos da relação.

Marketing

Os planos de marketing são ótimas maneiras de expandir o alcance da sua marca e atrair novos stakeholders para seu negócio. Por isso, é fundamental manter a veracidade em suas estratégias de divulgação, focando sempre em se manter o mais próximo possível da realidade. Assim, pessoas que o conhecerem por esse meio, continuarão interessadas ao entrar em contato com sua empresa. Essa é uma garantia de crescimento para seus projetos com investimentos de um público interessado no seu trabalho!

Não se esqueça: cada tipo de stakeholder tem um objetivo diferente em relação à atividade. É de extrema importância, portanto, considerar esse cenário ao adotar uma estratégia de atração, seja ela qual for. Fique atento para que o canal de comunicação seja realmente voltado para cada um deles!

Como agregar valor a seus stakeholders?

Como têm particularidades que precisam ser respeitadas, os stakeholders devem ser tratados de forma única. No entanto, algumas práticas comuns podem sim ser seguidas a fim de demonstrar seu profissionalismo e o interesse pelo bom convívio. Pronto para conhecer algumas dicas básicas que podem ser aplicadas a todos eles?

Retorne ligações e e-mails

Uma simples resposta ou ligação pode aproximá-lo de um cliente, parceiro, funcionário ou mesmo de um sócio difícil de lidar. Não perca essas oportunidades de contato, pois a omissão pode resultar na perda de uma ótima relação.

Dê e peça feedbacks

Feedbacks são importantes para qualquer projeto. Mostre como está o andamento do seu serviço, seja transparente se algo der errado e esteja sempre pronto para oferecer soluções. Tão vital quanto dar seu feedback é pedir que os stakeholders também deem pareceres! Pergunte como eles veem essa parceria e o que pode ser melhorado.

Evite ao máximo se atrasar

Já parou para pensar que um mero atraso pode ser interpretado como falta de interesse ou descaso? Então evite ao máximo! Caso algum imprevisto aconteça, entre em contato, explique, se desculpe e tente remarcar para mais tarde ou até para outro dia.

Manter um bom relacionamento com os stakeholders ajuda (e muito) no crescimento da empresa. Então é bom trabalhá-lo da melhor forma possível!

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